Articulação em Rede das Instituições de Ensino é prioridade para o CBH Paranapanema
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • Articulação em Rede das Instituições de Ensino é prioridade para o CBH Paranapanema

Reunião Conjunta avançou no diálogo acerca da execução participativa do Plano de Recursos Hídricos do Paranapanema e criação da Rede Uniparanapanema

O Plano Integrado de Recursos Hídricos do Paranapanema (PIRH Paranapanema) está em plena execução. Das 45 ações priorizadas, seis já foram concluídas e 17 estão cumprindo a programação pensada inicialmente para sua conclusão. As demais ações priorizadas necessitam ser repensadas, seja para rever as etapas, seja estipular novo calendário tendo em vista os desafios encontrados durante a execução.

Neste sentido, por trabalhar o acompanhamento e a execução do PIRH Paranapanema de forma participativa, envolvendo todas as instância e atores da Bacia, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) promoveu, no dia 23 de maio, a Reunião Conjunta das Câmaras Técnicas de Integração e de Instrumentos de Gestão (CTIPA e CTIG, respectivamente) e do Grupo de Trabalho das Instituições de Ensino Superior (GTIES), em Londrina-PR.

O Objetivo da reunião foi apresentar o status das ações do PIRH e traçar estratégias para o acompanhamento de cada uma delas, inclusive, quando necessário, a reestruturação da ação ou a análise de produtos resultantes do avanço das etapas. Com foco nas ações voltadas para as Instituições de Ensino Superior, o GTIES, fez uma breve apresentação sobre a Rede UniParanapanema.

A Rede UniParanapanema, quando instituída, deve promover e articular ações à pesquisa e ao ensino nas IES, em parceria com o CBH Paranapanema e CBHs Afluentes, que contribuam para a produção de conhecimentos específicos sobre esta unidade hidrográfica (em seus múltiplos aspectos naturais, sociais, econômicos, culturais, etc.). Outro aspecto importante da Rede é  a divulgação e apropriação dos estudos realizados pelas IES , pelos gestores, técnicos, empresários, professores, estudantes, moradores em geral, em um  processo permanente de construção conjunta de conhecimentos e práticas voltadas à segurança hídrica e ao desenvolvimento sustentável da UGRH Paranapanema.