2º Plano de Ações do Plano de Comunicação do Comitê do Rio Paranapanema se encerra este ano
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • 2º Plano de Ações do Plano de Comunicação do Comitê do Rio Paranapanema se encerra este ano

A Câmara Técnica de Educação Ambiental e Capacitação (CTEA) em conjunto à Câmara Técnica de Integração (CTIPA) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) iniciou o desenvolvimento do 3º Plano de Ações do Plano de Comunicação do Comitê. Para isso, virtualmente, hoje (19), as Câmaras se reuniram e conheceram o resultado alcançado até o momento relacionado aos produtos de comunicação do 2º Plano, que se iniciou em 2021 e se encerra neste ano.

A implementação do 2ª Plano de Ações resultou em aumento substancial de alcance e seguidores nas Redes Sociais, como, por exemplo, 48% no Instagram;  se iniciou a produção de Séries de Reportagens do Comitê; e além dos informativos trimestrais e anuais (#EuSouParanapanema), foram lançados os informativo mensais Reservatórios do Paranapanema (situação dos reservatórios) e quadrimestral #IESParanapanema (divulgação de estudos, pesquisas e extensões das Universidades acerca do Paranapanema).

Neste Plano, ainda, se manteve a atualização constante do site que passou, a partir deste ano, a ter uma página de apresentação com tradução para o espanhol e inglês. Com a retomada do presencial, ações em eventos foram desenvolvidas, como no Encontro Nacional de Comitês de Bacia (Encob) e do Encontro Integrado do Paranapanema. O Comitê aprovou sua identidade institucional, desenvolveu uma manual para os membros e, para finalizar, realizou a 1ª edição do Prêmio #EuSouPAranapanema. Dessa forma, em 2021 o Plano teve 96,9% de implementação e em 2022 100%, resultado que também se prospecta para este ano.

O próximo ciclo de ações irá de 2024 a 2027 e, para balizar o seu desenvolvimento, será desenvolvida uma pesquisa junto aos membros dos sete Comitês instalados na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBHs Paranapanema,  Alto Paranapanema, Médio Paranapanema, Pontal do Paranapanema, Tibagi, Norte Pioneiro e Piraponema). O objetivo é levantar as percepções a respeito da comunicação atual do Comitê e os hábitos de consumo de informação, para, assim, otimizar o trabalho já desenvolvido.

As Câmaras aprovaram a proposta de pesquisa, que será encaminhada na próxima semana. Com os resultados, será desenvolvida uma minuta do 3º Plano de Ações para ser aprovada pelo plenário.