As chuvas estão abaixo da média, contudo, as regras de operação têm mantido os níveis dos reservatórios
Todos os reservatórios localizados na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema operam na faixa de normalidade, segundo a Resolução ANA n° 132/2022, mesmo com o registro de chuvas abaixo da média, desde fevereiro deste ano. As informações são da 4ª Sala de Acompanhamento do Sistema Hídrico do Rio Paranapanema, realizada hoje (17), virtualmente. Os especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontaram que a perspectiva é que a pluviosidade se mantenha abaixo da média.
Contudo, os níveis dos reservatórios se mantêm em condições mais confortáveis que nos anos anteriores: Jurumirim 61%, Chavantes 69%, Capivara 78% e Mauá 40%. Sendo assim, as diretrizes a serem seguidas até 31 de maio e as previsões dos níveis dos reservatórios são: Jurumirim, com a vazão defluente em 112 m³/s e o nível chegará a 63%, Chavantes com vazão média de 195 m³/s e nível de 66%; Capivara com vazão média de 645 m³/s e nível de 65%, e Mauá com vazão média de 79 m³/s e nível de 71%.
Para atender a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), a defluência ficará entre 160 e 180 m³/s até 27 de abril, nos períodos das 8h às 11h30 e depois das 14h às 17h, para a realização do campeonato, no reservatório de Jurumirim. O Assessor Técnico do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, Emílio Prandi, reforçou a importância de se manter as vazões de defluência de Jurumirim em 90m³/s, considerando o potencial de deplecionamento.
O representante da Agência Nacional de Água e Saneamento Básico, Antonio Augusto Lima, destacou que o reservatório passa por renovação do licenciamento e é importante dialogar junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) sobre a vazão ambiental, que estabelece as vazões de defluência mínima para não gerar grandes impactos ambientais. Presente na reunião, a representante da Cetesb lembrou que a vazão atual não foi estabelecida pela Cetesb e se colocou à disposição para o diálogo.
A próxima reunião da Sala de Acompanhamento do Paranapanema será no dia 22 de maio, às 15h.