Reservatórios do Paranapanema fazem controle de cheia devido ao volume de chuvas na região
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • Reservatórios do Paranapanema fazem controle de cheia devido ao volume de chuvas na região

As chuvas na região da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema superaram as medias para o mês de fevereiro, segundo os dados apresentados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), na 2ª Sala de Acompanhamento do Paranapanema, realizada virtualmente na tarde de hoje (23).

Os reservatórios localizados na Bacia Hidrográfica permanecem com níveis altos de armazenamento: Jurumirim está com 85%; Chavantes está com 92%; Mauá com 99%; e Capivara com 88% – o que representa 88% do volume total dos reservatórios, 8% a mais que no mês passado, conforme as informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Objetivando evitar as cheias dos reservatórios neste período de chuvas, as vazões de defluência vão aumentar (Jurumirim – 350 m³/s; Chavantes – 500 m³/s; Capivara – 1.100 m³/s; e Mauá – 475 m³/s), contudo, os níveis devem se manter altos. A previsão é que alcancem, até 12 de março, os seguintes percentuais: Jurumirim está com 859%; Chavantes está com 94%; Mauá com 100%; e Capivara com 96%.

O próximo encontro da Sala de Acompanhamento ocorrerá no dia 28 de março, às 15h.

Sala de Acompanhamento

Para compartilhar informações, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, posteriormente intitulada Sala de Crise, e, atualmente, nomeada Sala de Acompanhamento, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Departamento de Água e Energia Elétrica e a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), pelo Estado de São Paulo, Instituto Água e Terra e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), pelo Estado do Paraná, operadoras e geradoras de energia elétrica, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná. Outros órgãos, prefeitos municipais, usuários de água também participam pontualmente. As reuniões são abertas e todos podem participar. Também é possível acompanhar a situação dos reservatórios na Bacia Hidrográfica, por meio do CBH Paranapanema:

paranapanema.org

facebook.com/cbhparanapanema

instagran.com/cbhparanapanema

youtube.com/cbhparanapanema

issuu.com/cbhparananemacomunicacao