A previsão é de chuvas abaixo da média na região da Bacia e períodos de seca moderada
O mês de junho chega com poucas chuvas e períodos de seca moderada, principalmente nas regiões Sul de São Paulo e Norte do Paraná, mas, apesar da previsão, os reservatórios da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema continuam operando na faixa de normalidade. Essas informações foram anunciadas durante a 5ª Sala de Acompanhamento do Sistema Hídrico do Rio Paranapanema, realizada hoje, dia 22 de maio, de forma virtual.
Os especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontaram um período de incerteza pluviométrica, ou seja, muita nebulosidade e pouca chuva com a chegada do inverno. Ainda assim, de acordo com os dados do e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os níveis dos reservatórios se mantêm em condições de normalidade: Jurumirim 60%, Chavantes 67%, Capivara 68% e Mauá 55%.
O 1º Vice-Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), Marco André D’Oliveira, reforçou a importância de se manter as vazões de defluência menores, considerando que, em outras situações, os reservatórios em períodos de seca abaixaram os níveis muito rapidamente, já que não há uma afluência (água que entra no reservatório) significativa.
O representante da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Antonio Augusto Borges de Lima, lembrou que o reservatório de Jurumirim está em fase de renovação do licenciamento ambiental, portanto, as tratativas do CBH Paranapanema junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) – responsável pelo licenciamento, são necessárias para garantir vazões de defluências mais flexíveis para que, mesmo com os reservatórios em normalidade, se possa operar com vazões mais conservadoras.
A próxima reunião da Sala de Acompanhamento do Paranapanema será no dia 18 de junho, às 15h.