Encontro promovido pelo Comitê do Rio Paranapanema capacitou equipes para aplicar ferramentas digitais na gestão administrativa
Como parte da proposta de integração da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Paranapanema (UGRH) promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), foi realizada hoje (16), mais uma edição da Oficina das Secretarias Executivas. Neste encontro, realizado de forma virtual, além das equipes que compõem as secretarias executivas dos sete comitês que formam o Paranapanema, participaram representantes das secretarias executivas de todos os Comitês do estado do Paraná e do Comitê Interestadual do Rio Paranaíba.
O evento teve como tema central a aplicação da Inteligência Artificial (IA) nas rotinas administrativas, buscando aprimorar a eficiência, a comunicação e a gestão das secretarias executivas. A atividade foi dividida em duas partes, teórica, apresentando o que é a IA, principais utilizações e aplicativos, assim como cuidados a serem tomados, e demonstrações práticas sobre como a IA pode apoiar tarefas administrativas, desde a redação de atas até o gerenciamento de agendas e relatórios.
Ao fim do encontro, todos, por meio da IA, foram provocados a desenvolverem um projeto de integração das agendas dos comitês do Paranapanema. Os trabalhos apresentados serão compilados em um único projeto a ser desenvolvido na Bacia. Dessa forma, além de promover a capacitação, a oficina também teve caráter de integração entre as equipes dos comitês, reforçando o trabalho colaborativo na gestão dos recursos hídricos. “Essa troca de experiências fortalece a atuação conjunta e amplia nossa capacidade de inovação”, afirmou a Secretária do CBH Paranapanema, Suraya Modaelli no encerramento.
Com foco no uso consciente da tecnologia, o evento concluiu que a inteligência artificial deve ser vista como uma aliada na melhoria da produtividade, da clareza e da qualidade da informação, mantendo sempre o olhar humano no centro das decisões.