Comitê do Rio Paranapanema define identidade institucional

A Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) esteve reunida, virtualmente, na manhã de hoje (05), para a 17ª Reunião Ordinária. Durante o encontro, entre outros pontos, os membros presentes aprovaram a identidade institucional do Comitê.

A identidade institucional ou organizacional é a expressão que transmite a personalidade da instituição, representada nos conceitos de missão, visão e valores – o que a organização faz (missão), deseja ser (visão) e em que acredita e valoriza (por quê). Os conceitos são importantes para que mesmo com a alternância de seus membros e gestão, a instituição esteja amparada por bases sólidas que transcende às pessoas e suas características subjetivas.

O CBH Paranapanema passa a ter como missão: Integrar para garantir água em qualidade e quantidade para atender todos os usos e usuários na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema; visão: A água é uma só e é de todos; e valores: O Rio Paranapanema é o elo que nos une. A criação e definição de uma identidade institucional foi proposta pelo Plano de Comunicação do Comitê.

Também ação do Plano de Comunicação, o plenário aprovou o redesenho do Prêmio #EuSouParanapanema. A premiação já havia sido instituída, contudo, seu calendário foi suspenso devido à pandemia causada pela Covid-19. A partir de julho, as inscrições para o Prêmio serão abertas, neste ano, para as ações voltadas à educação ambiental. Com a aprovação das modalidades, categorias, métodos de avaliação e calendário, em breve a campanha de divulgação da premiação será lançada com todas as informações.

Apresentações

Os presentes puderam, também, conferir quatro importantes apresentações. Para iniciar, o geólogo e assessor técnico do Comitê, Emílio Prandi, mostrou a situação atual dos reservatórios e o índice de pluviosidade do 1º quadrimestre do ano. As chuvas melhoraram e estão dentro da média histórica. Os reservatórios também apresentam recuperação e todos estão acima dos 40% do volume útil.

Segundo Prandi, o resultado é graças ao trabalho realizado na Sala de Crise, atuante há mais de três anos. Ainda resultante do trabalho do Comitê nos esforços para mitigar os impactos da crise hídrica, está em consulta pública a proposta de Resolução que dispõe sobre as condições de operações para aproveitamentos hidrelétricos de Jurumirim, Chavantes e Capivara, integrantes do Sistema Hídrico do Rio Paranapanema.

A proposta traz as condições operativas, de forma que atenda, minimamente, a todos os usos e usuários da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. Ela foi desenvolvida pelo CBH Paranapanema, em resultado de uma grande mobilização e pactuação junto aos vários atores que atuam na Bacia Hidrográfica, principalmente os usuários de água, os órgãos gestores dos estados e a ANA. A consulta pública aberta pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é virtual e irá até o dia 01 de junho, às 9h.

O Plano de Trabalho do Comitê e das Câmaras Técnicas foi apresentado pela secretária do CBH Paranapanema, Suraya Modaelli. O destaque foi para os eventos que serão realizados presencialmente neste ano. Nos dias 7, 8 e 9 de junho, em Avaré/SP, os membros participarão do Encontro Integrado do Paranapanema. As inscrições já estão abertas para os membros do Comitê Interestadual e na próxima semana será aberta aos membros dos Comitês Afluentes.

Entre os dias 22 e 26 de abril, em Foz do Iguaçu, e com apoio do CBH Paranapanema na organização, ocorrerá o Encontro Nacional de Comitês de Bacia Hidrográficas (Encob), o maio evento de águas no Brasil. O Comitê terá diversas ações dentro do Encob. Há ainda previsto, para o 2º semestre, o 5º Encontro de Prefeitos do Paranapanema, o 6º Seminário das Instituições de Ensino Superior e a Premiação #EuSouParanapanema.

O Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranapanema teve seu 1º ciclo de ações finalizado em 2021. O resultado da implementação foi apresentado pelo Coordenador da Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão, Cezar Leal. Das 45 ações priorizadas para a execução entre 2016 e 2021, 76% foram implementadas.

Para finalizar, responsável por apoiar às atividades do Comitê, administrativas, financeiras e de comunicação, a Abha Gestão de Águas, por meio de seu Diretor Presidente, Thiago Alves do Nascimento, apresentou a prestação de contas de 2021.  São três metas anuais: operacionalizar o escritório de apoio; planejar e operacionalizar as atividades do Comitê; e executar as ações de comunicação do Comitê. As metas são avaliadas por 18 indicadores. Em 2021, 17 indicadores foram cumpridos.

Homenagens

O geólogo Emílio Prandi, secretário adjunto da Diretoria 2021/2025, não fará mais parte da Gestão. Ele se desligou de suas funções na Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo, a qual representa no Comitê, após adesão ao plano de demissão voluntária do Estado. O Comitê preparou um vídeo em sua homenagem, já que Prandi é assessor técnico do Comitê desde sua instalação.

A 17ª Reunião Ordinária também homenageou os membros que faleceram neste ano, Sandro Selmo e Paulo Interliche. A reunião foi dedicada a eles que tanto fizeram em prol das águas do Paranapanema.