Chuvas no mês de março ficam acima da média no Paranapanema

Na 3ª Sala de Crise do Paranapanema, realizada virtualmente na tarde de hoje (31), o coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Marcelo Seluchi, repassou as informações em relação às chuvas no mês de março, na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. O período apresentou índice superior de pluviosidade média histórica para o período – 184 mm, 50 mm a mais.

A informação se refle nos níveis atuais dos reservatórios voltados para a geração de energia elétrica localizados na Bacia Hidrográfica: Jurumirim 52%, Chavantes 52%, Capivara 36% e Mauá 42%; o que representa 42% do volume total dos reservatórios. Os dados são do representante do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Paulo Vitor Morato Melo.

Melo apresentou as diretrizes operativas para os próximos dias, sendo as vazões de defluência: Jurumirim – vazão turbinada de 60 m³/s; Chavantes – vazão turbinada de 110 m³/s; Mauá – vazão turbinada de 110m³/s; e Capivara – vazão turbinada de 460 m³/s. A simulação com essas diretrizes apresenta os seguintes índices para o dia 17 de abril:  Jurumirim 55%, Chavantes 53%, Capivara 34% e Mauá 55%.

As chuvas devem permanecer, ainda segundo o Cemaden, provocadas pelas frentes frias que chegam à região. A perspectiva é que as precipitações fiquem dentro da média, sendo o maior volume no estado do Paraná.

A próxima reunião da Sala de Crise do Paranapanema será realizada em 28 de abril, às 15h.

 Sala de Crise

Para compartilhar informações e tomadas de decisões, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, posteriormente intitulada Sala de Crise, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Departamento de Água e Energia Elétrica e a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), pelo Estado de São Paulo, Instituto Água e Terra e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), pelo Estado do Paraná, operadoras e geradoras de energia elétrica, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná. Outros órgãos, prefeitos municipais, usuários de água também participam pontualmente. As reuniões são abertas e todos podem participar.

Também é possível acompanhar a situação dos reservatórios na Bacia Hidrográfica, por meio do CBH Paranapanema:

paranapanema.org

facebook.com/cbhparanapanema

instagran.com/cbhparanapanema

youtube.com/cbhparanapanema

issuu.com/cbhparananemacomunicacao