Foram três dias de integração e compartilhamentos de experiências e vivências em prol das águas da Bacia do Rio Paranapanema
Com o tema Gestão das Águas – responsabilidade compartilhada, esforço coletivo, a 8ª edição do Encontro Integrado do Paranapanema aconteceu entre os dias 24 e 26 de junho, em Pirapozinho/SP. O evento, que recebeu mais de 100 participantes que atuam nos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) instalados no Paranapanema (CBHs Alto, Médio e Pontal Paranapanema, na vertente paulista; CBHs Piraponema, Norte Pioneiro e Tibagi, na vertente paranaense; e o CBH Interestadual do Paranapanema).
Na abertura, o Presidente do Comitê do Rio Paranapanema, organizadora do evento, José Luiz Scroccaro, por vídeo, destacou que o Paranapanema é um só. “O Encontro é preparado especialmente aos membros de todos os comitês para fortalecer nossa bacia hidrográfica com a integração de nossas atividades. É a nossa união a essa causa, o Paranapanema, que tem o poder de potencializar as ações e otimizar a gestão das nossas águas”, enfatizou.
Com a fala motivadora do presidente do CBH Paranapanema e das autoridades presentes, os participantes, no 1º dia (24/06), acompanharam o Painel que reforçou a importância e o papel dos segmentos (Poder Público, Usuários de Água e Entidades Civis) e destacou os conceitos de representação e a representatividade, por meio da apresentação da coordenadora da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Flávia Rodrigues (acesse aqui!).
O 1º Vice-Presidente do Comitê, Marco André D’Oliveira, falou sobre a estrutura do Comitê e o processo eleitoral (acesse aqui!). Os presentes, ainda, participaram de uma dinâmica que visou fortalecer a articulação entre os segmentos, reunindo os pares para falar sobre sua atuação nos colegiados.
No 2º dia de evento (25/06), a palavra-chave foi “Ação”. Na Painel da manhã, os participantes conheceram algumas ações do Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranapanema que estão em plena execução. No município de Presidente Prudente/SP, por exemplo, há o Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que promove ações de conservação do solo (acesse aqui!).
No Norte Pioneiro, o Comitê Afluente analisa a bacia do Rio das Cinzas e o potencial para se tornar uma Unidade Especial de Gestão (acesse aqui!). Nos aquíferos presentes na Bacia do Paranapanema uma rede de monitoramento está sendo formada (acesse aqui!). A integração dos Planos de Recursos Hídricos também foi pauta com a perspectiva estadual de São Paulo (acesse aqui!) e nacional (acesse aqui!).
A 4ª Maratona Paranapanema de Conhecimento foi o ponto alto do dia. Divididos em grupos, todos participaram das dinâmicas propostas que, de forma lúdica e divertida, estimularam os membros a estudarem e conhecerem um pouco mais sobre a gestão das águas de forma geral e a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.
No último dia (26/06) do 8º Encontro Integrado do Paranapanema propôs aos participantes dois formatos de capacitação que ocorrerão concomitantemente – a visita técnica ao Programa Produtor de Água no manancial de Santo Anastácio e a oficina sobre projetos para captação de recursos nos fundos paulistas e paranaenses (acesse aqui e aqui!).
Vale destacar que antes de iniciar o Encontro, no dia 24 de junho, as secretarias dos sete comitês se reuniram para falar sobre comunicação e as novas tecnologias que apoiam a construção de canais que aumentam o engajamento e alcance do Comitê. As secretarias atuam de forma integrado e compartilhando informações e técnicas para otimizar e fortalecer a gestão das águas no Paranapanema (acesse aqui!).
Clique aqui para acessar as fotos do 8º Encontro Integrado do Paranapanema