Volume de chuvas devem diminuir nos próximos meses na região do Paranapanema

O  Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apresentou hoje (27) na 4ª Reunião da Sala de Acompanhamento do Paranapanema, realizada virtualmente, a situação climatológica na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. Em abril, as chuvas estiveram dentro da média para o período e, a partir de maio, com o início do período seco, as chuvas ficarão escassas e um pouco abaixo da média registrada.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) ratificou as informações repassadas pelo Inpe e afirmou que a partir de maio, com o aquecimento do Oceano Pacífico, a Bacia passa a sofrer influência do fenômeno El Niño.

Contudo, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os reservatórios voltados para a geração de energia elétrica localizados na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema se mantêm com altos níveis de armazenamento: Jurumirim está com 88%; Chavantes está com 91%; Mauá com 99%; e Capivara com 99%; e devem permanecer com estes valores nas próximas semanas.

As diretrizes operacionais para os próximos dias tem as seguintes vazões defluentes: Jurumirim – média de 240 m³/ s até 15 de maio e, posteriormente, uma média de 190 m³/s; Chavantes – média de 400 m³/ s até 16 de maio e, posteriormente, uma média de 240 m³/s e aos domingos 160 m³/s; Capivara – média de 860 m³/s e aos sábados e domingos uma média de 600 m³/s; e Mauá – média de 200 m³/s e aos domingos uma média de 130 m³/s.

A Sala de Acompanhamento volta a se reunir no dia 25 de maio, às 15h.

Sala de Acompanhamento

Para compartilhar informações, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, posteriormente intitulada Sala de Crise, e, atualmente, nomeada Sala de Acompanhamento, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Departamento de Água e Energia Elétrica e a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), pelo Estado de São Paulo, Instituto Água e Terra e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), pelo Estado do Paraná, operadoras e geradoras de energia elétrica, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná. Outros órgãos, prefeitos municipais, usuários de água também participam pontualmente. As reuniões são abertas e todos podem participar. Também é possível acompanhar a situação dos reservatórios na Bacia Hidrográfica, por meio do CBH Paranapanema:

paranapanema.org

facebook.com/cbhparanapanema

instagran.com/cbhparanapanema

youtube.com/cbhparanapanema

issuu.com/cbhparananemacomunicacao