TEMPORADA DE SECA SE CONFIRMA COM A CHEGADA DE JULHO, MAS RESERVATÓRIOS DO PARANAPANEMA PERMANECEM COM ESTÁVEIS

A previsão é de seca generalizada com ondas de calor e chuvas bem abaixo da média

Durante a 6ª Reunião da Sala de Acompanhamento do Sistema Hídrico do Paranapanema, realizada no dia 18, de forma virtual, os especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) confirmaram que a temporada seca do ano chegou e ela terá ondas de calor e chuvas bem abaixo da média na região da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.

Esse período de incerteza pluviométrica, que deve se alongar até o início setembro, com muita nebulosidade e pouca chuva, não deve afetar o nível dos reservatórios do Paranapanema. De acordo com os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os níveis dos reservatórios se mantêm em condições de normalidade: Jurumirim 61%; Chavantes 65%; Capivara 65%; e Mauá com reserva de 93%. As defluências, até o fim de julho serão: Jurumirim 90 m³/s, Chavantes 170 m³/s, Capivara 805 m³/s, e Mauá 438 m³/s.

O 1º Vice-Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), Marco André D’Oliveira, participou da reunião e reforçou a importância de se manter as vazões de defluência menores, considerando o período de seca. A próxima reunião da Sala de Acompanhamento do Paranapanema será no dia 23 de julho, às 15h.