Reservatórios da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema operam na faixa normal
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • Reservatórios da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema operam na faixa normal

Na tarde de hoje (20), foi realizada virtualmente a 6ª Reunião da Sala de Acompanhamento do Paranapanema. Para iniciar, a meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Nacionais (Inpe), Caroline Vidal, mostrou que as chuvas na Bacia estão acima da média para o período na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, considerando que o mês de junho já se encontra no período seco. O coordenador geral substituto do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Giovanni Dolif, complementou as informações, afirmando que, considerando o ano hidrológico, as precipitações estão também dentro da média histórica.

Em relação aos níveis dos reservatórios da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, eles permanecem altos, segundo os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS): Jurumirim 80,3%; Chavantes 88,7%; Mauá 94,1%; e Capivara 98,5% – juntos representam 89% da capacidade dos reservatórios. A Sala de Acompanhamento volta a se reunir no dia 25 de julho, às 15h.

Sala de Acompanhamento
Para compartilhar informações, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, posteriormente intitulada Sala de Crise, e, atualmente, nomeada Sala de Acompanhamento, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Departamento de Água e Energia Elétrica e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) pelo Estado de São Paulo, Instituto Água e Terra e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sedest), pelo Estado do Paraná, operadoras e geradoras de energia elétrica, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná. Outros órgãos, prefeitos municipais, usuários de água também participam pontualmente. As reuniões são abertas e todos podem participar. Também é possível acompanhar a situação dos reservatórios na Bacia Hidrográfica, por meio do CBH Paranapanema:
paranapanema.org
facebook.com/cbhparanapanema
instagran.com/cbhparanapanema
youtube.com/cbhparanapanema
issuu.com/cbhparananemacomunicacao