Reservatórios da Bacia do Paranapanema se mantém dentro do esperado

As diretrizes de operação permanecerão

Os integrantes da Sala de Situação do Paranapanema se reuniram, por videoconferência, na tarde de sexta-feira (19), na qual foram apresentados os dados atualizados dos reservatórios presentes na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. Na região, o mês de junho é identificado com poucas chuvas, dando início ao período seco. Até o momento, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), as chuvas se mantém abaixo da média histórica registrada.

O operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou os seguintes índices dos reservatórios da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, referentes ao volume de água: Jurumirim 39,6%; Chavantes 31,79%; Capivara 28,04% e Mauá 25%, o que representa um total de armazenamento dos reservatórios em 30% de sua capacidade. Analisando os dados, é possível perceber que houve pouca alteração nos níveis dos três primeiros reservatórios, já Mauá teve um aumento significativo, sguindo a solicitação feita pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) na última reunião.

As diretrizes de defluência dos reservatórios não sofreram alterações, e permanecem da seguinte forma:

  • UHE Jurumirim – Junho e Julho: Defluências de 120 m³/s em todos os cenários; Agosto: Defluências de 100 m³/s no pessimista, 130 m³/s no médio e 195 m³/s no otimista.
  • UHE Chavantes – Junho e Julho: Defluências de155m³/ em todos os cenários; Agosto e Setembro Defluências de 155 m³/s no pessimista, 150 m³/s no médio e 160 m³/s no otimista.
  • UHE Capivara – Junho, Julho, Agosto e Setembro: Defluências de 350 m3/s em todos os cenários (com modulação entre 276m³/s e 500m³/s).

*Sujeita a alterações de acordo com o Sistema Interligado Nacional

A previsão para os três cenários, otimista, médio e pessimista, respectivamente é de recuperação dos reservatórios até o fim de agosto deste ano: Jurumirim: 71%, 40% e 25%; Chavantes: 71%, 40% e 25%; e Capivara: 70%, 34% e 20%.

A próxima reunião da Sala de Situação está agendada para o dia 3 de julho, às 15h, por videoconferência.

Sala de Situação

Para compartilhar informações e tomadas de decisões, a Agência Nacional de Águas instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), CTG Brasil, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Votorantim Energia, Departamento de Água e Energia Elétrica pelo Estado de São Paulo, Instituto Água e Terra, pelo Estado do Paraná, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná.

Também é possível acompanhar por meio do CBH Paranapanema:

  • org
  • com/cbhparanapanema
  • com/cbhparanapanema
  • com/cbhparanapanema
  • com/cbhparananemacomunicacao