O GT Expedição já tem definidos objetivos e metodologia para o desenvolvimento do projeto
O Grupo de Trabalho que desenvolverá e acompanhará o projeto de revisitação da Expedição Theodoro Sampaio (GT Expedição) da Rede UniParanapanema do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) já tem a estrutura do projeto. O objetivo é revisitar a expedição feita por Theodoro Sampaio para analisar a transformação da paisagem e correlacioná-las às relações sociais, culturais e econômicas que se desenvolveram a partir dessas alterações.
A 3ª Reunião do Grupo de Trabalho aconteceu no dia 13 de junho, virtualmente. Para o projeto, serão formados grupos que atuarão no pré, durante e pós trabalhos da expedição. Cada grupo terá um objetivo, são eles: Grupo de pesquisa, responsável pelos levantamentos técnicos; Grupo de apoio, que cuidará da logística; Grupo de comunicação, que dará conhecimento à população acerca dos resultados; Grupo de Educação Ambiental e Mobilização, responsável pelas atividades in loco com a população local onde a expedição estiver; e Grupo de convidados, que será composto por atores estratégicos, como autoridades e imprensa.
É importante destacar que o Grupo de pesquisa será subdividido em temáticas e terá o apoio das Instituições de Ensino Superior para os formar: Cidades, Cultura e Arqueologia, Cartografia e Modelagem, Unidades de Conservação, Recursos Hídricos e Biodiversidade. O GT Expedição finalizará o roteiro, o cronograma e o levantamento do orçamento para execução do projeto. A ideia é finalizar o documento até fim de julho, quando apresentará à Diretoria do CBH Paranapanema para os encaminhamentos.
Sobre GT Expedição
O Grupo de Trabalho que desenvolverá e acompanhará o projeto de revisitação da Expedição Theodoro Sampaio (GT Expedição) é uma instância da Rede UniParanapanema, formado por representantes de seis instituições de ensino superior, que tem o objetivo de estruturar o projeto e elaborar o plano de trabalho para revisitação da Expedição Theodoro Sampaio para Exploração dos rios Itapetininga e Paranapanema; além de acompanhar aprovação do projeto junto aos Plenários da Rede UniParanapanema e do CBH Paranapanema e, se necessário, desenvolver os ajustes necessários para sua formalização institucional; e apoiar a organização da Expedição.