Ponta Grossa recebe 2ª edição do Curso de Restauração Florestal

Com o objetivo de restaurar a vegetação, utilizando práticas de recuperação de áreas degradadas, aliando o plantio de mudas às técnicas de nucleação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do estado do Paraná (Senar/PR), juntamente ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), realizou mais uma edição do curso de Restauração Florestal – essa em Ponta Grossa/PR, nos dias 20 e 21 de setembro, presencialmente.

Dividido em aula teórica e prática, o público-alvo foi produtores ou trabalhadores rurais, que viram temáticas como benefícios das florestas e causas da degradação; aspectos da legislação ambiental; bases físicas: clima e solo; fundamentos biológicos: interações entre organismos, sucessão da vegetação e dinâmica de clareiras, fitogeografia e espécies invasoras; produção de mudas para restauração ecológica; estratégias e técnicas empregadas em restauração: restauração passiva e métodos silviculturais; nucleação e outras técnicas que podem ser usadas na restauração; aspectos envolvendo a adequação ambiental em propriedades rurais; chave para tomada de decisão: escolha dos procedimentos conforme diagnóstico local; e monitoramento em áreas de restauração.

A abertura do curso contou com a presença do Presidente do CBH Paranapanema, José Luiz Scroccaro, que destacou que revitalização de bacia é uma pauta prioritária do Comitê. “Essa capacitação é uma das ações previstas no Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranapanema. A restauração ajuda a conservação de nossas águas, garantindo, assim, uma produção agrícola de melhor qualidade, menor custo e durante todo o ano!”, reforçou.

Também esteve presente na abertura o Presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Gustavo Ribas Netto, o vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tibagi, Ricardo Johansen e a representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pronta Grossa, Andreia Aparecida Oliveira.

Para a realização do Curso, o CBH Paranapanema contou com o apoio do Sindicato Rural de Ponta Grossa/PR, da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, do Instituto Água e Terra do Paraná (IAT), do Instituto do Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) e do CBH Tibagi.