Plano de Ações e Investimentos do Pirh Paranapanema é encaminhado ao Plenário
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • Plano de Ações e Investimentos do Pirh Paranapanema é encaminhado ao Plenário

Após 11 meses de intenso trabalho, a revisão do Plano de Ações e Investimentos do Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh Paranapanema) foi finalizado. O documento final foi analisado pelas Câmaras Técnicas de Integração (CTIPA), de Instrumentos de Gestão (CTIG), Institucional e Legal (CTIL) e pelo Grupo de Trabalho das Instituições de Ensino Superior (GTIES), que aprovaram o encaminhamento ao Plenário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) na reunião realizada virtualmente hoje (29).

O Pirh Paranapanema foi aprovado em 30 de novembro de 2016, com o horizonte de 20 anos. Contudo, para se manter atualizado e de acordo com as demandas da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, é prevista uma revisão de suas ações a cada cinco anos, assim como a adequação dos orçamentos para a sua execução. Na mesma data, neste ano, o CBH Paranapanema poderá apreciar os ajustes feitos ao documento, na 8ª Reunião Extraordinária do Comitê.

O processo de revisão do Programa de Ações e Investimentos do Pirh Paranapanema se desenvolveu com a colaboração de todas as partes – Diretoria, Secretaria Executiva e Câmaras Técnicas, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Instituto Água e Terra do Paraná (IAT), Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), Instituições de Ensino Superior e Setores Usuários.

A consultora responsável por apoiar a revisão, Profill, em sua apresentação, destacou as importantes contribuições obtidas no Encontro Integrado do Paranapanema, com encontros setoriais com usuários da água, Instituições de Ensino Superior e Poder Público Municipal, que possibilitaram os ajustes de algumas ações.

A revisão resultou em 83 ações previstas para a implementação no 2º ciclo (2022/2027), sendo 33 delas prioridades para o Comitê. Haverá ainda o processo de desenvolvimento do Manual Operativo das ações prioritárias, em que há o detalhamento da ação e as etapas para a sua execução.