GRUPO DE TRABALHO DA REDE UNIPARANAPANEMA INICIA PROJETO PARA EXPEDIÇÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA

Em reunião, relatos acerca de outras expedições contribuíram para estruturação do projeto

A 2ª Reunião do Grupo de Trabalho que desenvolverá e acompanhará o projeto de revisitação da Expedição Theodoro Sampaio (GT Expedição) da Rede UniParanapanema do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), aconteceu nesta sexta-feira, dia 25 de abril, de modo virtual, e trouxe relatos importantes de expedições realizadas, em diversos formatos, com o objetivo de dar subsídios aos membros do Grupo para iniciar o Projeto que será desenvolvido na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.

A Expedição realizada no Rio Paracatu, no Rio do Peixe e no próprio Rio Paranapanema foram detalhadas. O ex-Presidente do CBH Paracatu, Antônio Eustáquio Vieira, ressaltou os desafios enfrentados, considerando que o principal objetivo das expedições foram identificar, visualmente, a situação do Rio e, assim, sensibilizar o Poder Público para ações efetivas. Já o organizador da expedição do Rio do Peixe, Emílio Carlos Prandi, reforçou a importância do propósito. Segundo ele, apesar da experiência, a expedição realizada não deixou resultados significativos, pois não houve objetivos bem definidos ao ser idealizada.

O membro do GT, representante da Universidade Estadual de Maringá, Eduardo Morais, fez uma crítica à expedição Rio Paranapanema da nascente à foz, do jornalista e do fotografo, respectivamente, Paulo Zocchi e Marcelo Maragni. Para Morais, a expedição não teve um objetivo técnico e sim lúdico e, neste sentido, cumpriu com seu papel. Contudo, não trouxe profundidade ou mais informações acerca da fauna, flora, arqueologia ou outros aspectos da Bacia. Apenas histórias de ribeirinhos e fotografias da paisagem.

Com objetivo de ser realizada, a partir de em 2026, data em que se completa 140 anos da primeira expedição de Theodoro Sampaio e 10 anos do sobrevoo de reconhecimento da Unidade de Gestão do Rio Paranapanema (UGRH Paranapanema) pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o GT Expedição começará a estruturar um plano de ação.

A partir dos relatos, ações de mobilização da sociedade da Bacia Hidrográfica realizadas em conjunto à expedição técnica por água e terra, considerando que, com a instalação das 11 hidrelétricas, vários trechos não são navegáveis atualmente, o projeto começa a ganhar forma, com objetivos em duas perspectivas principais: conscientização ambiental da população e identificação das transformações da paisagem.

Sobre GT Expedição
O Grupo de Trabalho que desenvolverá e acompanhará o projeto de revisitação da Expedição Theodoro Sampaio (GT Expedição) é uma instância da Rede UniParanapanema, formado por representantes de seis instituições de ensino superior, que tem o objetivo de estruturar o projeto e elaborar o plano de trabalho para revisitação da Expedição Theodoro Sampaio para Exploração dos rios Itapetininga e Paranapanema; além de acompanhar aprovação do projeto junto aos Plenários da Rede UniParanapanema e do CBH Paranapanema e, se necessário, desenvolver os ajustes necessários para sua formalização institucional; e apoiar a organização da Expedição.