Reservatórios da Bacia Hidrográfica operam com níveis acima de 50%
A 1ª Reunião da Sala de Acompanhamento do Paranapanema de 2025, realizada dia 23 de janeiro, apontou que os próximos 15 dias de janeiro será de chuvas de até 200 mm em toda Bacia Hidrográfica, especialmente na região do Paraná. Os dados são do meteorologista operacional do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Fabio Rocha.
O Coordenador-Geral de Operações e Modelagem do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Marcelo Enrique Seluchi, confirma que as chuvas vão atingir toda a extensão do Rio Paranapanema. “O que favorece para que nenhum município com atividade de agropecuária fique em condições de seca severa. Vamos comemorar porque os próximos dias até o início de fevereiro teremos muita chuva com grandes volumes de até 125 mm na região norte da Bacia do Rio Paranapanema. Na calha principal do Rio a tendência é de chuvas acima do normal, mas não suficientes para fechar a falta de chuvas no final de 2024”.
De acordo com o representante do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) Paulo Vitor Morato, os níveis dos reservatórios localizados na Bacia, com as últimas fortes chuvas que caíram na região Sudeste e Sul do Brasil, apresentaram uma otimista mudança e apresentam os seguintes níveis: Jurumirim 53%, Chavantes 62%, Capivara 83% e Mauá que atingiu 96%.
Sendo assim, as diretrizes a serem seguidas em fevereiro e as previsões dos níveis dos reservatórios até o dia 28 do próximo mês são: Jurumirim, com a vazão defluente em 340 m³/s e o nível chegará a 53%, Chavantes com vazão média de 640 m³/s e nível de 62%; Capivara com vazão média de 1.556 m³/s e nível de 83%, e Mauá com vazão média de 361 m³/s e nível de 83%.
Jurumirim responde às Regras Operativas
O assessor técnico do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), Emílio Prandi, ressaltou que o Comitê está muito satisfeito com a resposta do reservatório de Jurumirim às medidas adotadas. “Tudo está ocorrendo dentro do que estabelece as Regras Operativas. Vamos continuar comemorando esse período chuvoso e avaliando as operações e os níveis do reservatório”.
A próxima Reunião da Sala de Acompanhamento do Paranapanema está agendada para o dia 20 de fevereiro, às 15 horas.