Membros representantes do Poder Público, Usuários de Água e Entidades Civis dos sete Comitês que integram o Paranapanema participaram do evento
Com o tema Gestão das Águas – responsabilidade compartilhada, esforço coletivo, a 8ª edição do Encontro Integrado do Paranapanema começou no dia 24 de junho, em Pirapozinho/SP. Na abertura, o Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, José Luiz Scroccaro, por vídeo, destacou que o Paranapanema é um só. “Eu sou Tibagi, Médio Paranapanema, Piraponema, Alto Paranapanema, Norte Pioneiro, Pontal do Paranapanema, São Paulo e Paraná. Eu sou Paranapanema!”.
Com a fala motivadora, mais de 100 presentes puderam, neste 1º dia, falar sobre a importâncias dos segmentos (Poder Público, Usuários de Água e Entidades Civis) ter um papel atuante dentro dos Comitês de Bacia. Para falar sobre a representação e a representatividade em colegiados, a coordenadora da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Flávia Rodrigues, apresentou um estudo dirigido pela agência sobre a temática.
Na sequência, o 1º vice-presidente do CBH Paranapanema, Marco André D’Oliveira, comentou sobre a estrutura do Comitê e o processo eleitoral que está em andamento. A cada quatro anos o Comitê rena o seu plenário, para ampliar a participação. O dia foi finalizado com uma dinâmica entre os segmentos. Em grupo eles dialogaram os desafios frente aos trabalhos junto aos Comitês de atuação e como podem melhorar sua articulação.
Oficina das Secretarias
Na parte da manhã, antes da abertura oficial do Encontro Integrado do Paranapanema, as secretarias dos sete comitês se reuniram para falar sobre comunicação. A dinâmica mostrou como aplicativos de inteligência artificial podem atuar para melhorar a comunicação organizacional dos Comitês.
Clique aqui para acessar a apresentação ‘Estrutura e o Processo Eleitoral do CBH Paranapanema” realizada pelo 1º vice-presidente do CBH Paranapanema, Marco André D’Oliveira.
Sobre o Encontro
O Encontro Integrado do Paranapanema é realizado anualmente e reúne os membros dos sete Comitês instalados no Paranapanema (CBHs Alto, Médio e Pontal do Paranapanema, na vertente paulista; CBHs Norte Pioneiro, Tibagi e Piraponema, na vertente paranaense; e o Comitê Interestadual do Paranapanema) para fortalecer os trabalhos em prol das águas.