ENCONTRO INTEGRADO DO PARANAPANEMA É FINALIZADO COM CAPACITAÇÃO

Último dia do evento contou com duas atividades concomitantes que objetivaram dar mais e melhores informações para contribuição dos membros na gestão das águas

Na quinta-feira (26/06), foi finalizado o 8º Encontro Integrado do Paranapanema. O evento, realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) propôs aos participantes do evento dois formatos de capacitação: uma visita técnica ao Programa Produtor de Água no manancial de Santo Anastácio e uma oficina sobre projetos.

Na visita técnica, os membros dos sete Comitês que formam o Paranapanema (CBHs Alto, Médio e Pontal do Paranapanema, na vertente Paulista; CBHs Norte Pioneiro, Piraponema e Tibagi, na vertente Paranaense; e CBH Paranapanema), conheceram as intervenções que foram realizadas na área rural do município de Presidente Prudente/SP, por meio do Programa Produtor de Água, no alto curso do Rio Santo Anastácio.

O Comitê do Rio Paranapanema foi o coordenador e mobilizador, de forma inédita, do Programa Produtor de Água, da Agência Nacional Águas e Saneamento Básico (ANA) – ação está prevista no Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranapanema. A Universidade Estadual Paulista (Unesp), com o apoio da Prefeitura Municipal, desenvolveu o projeto básico, em que se traz um diagnóstico da sub-bacia, assim como as demandas de revitalização. No documento, há, ainda, a estimativa de custos para a execução das ações apontadas.

Por meio de recursos provenientes da ANA, e tendo a Caixa como agente técnico, diversas intervenções foram feitas essas ações foram visitadas, em três pontos diferentes. A Prefeitura já instituiu a Lei que institucionaliza o Pagamento por Serviços Ambientais. Para dar sequência ao Programa Produtor de Água é necessário viabilizar recursos para efetivar estes pagamentos. O Programa visa estimular produtores rurais a investir em ações que beneficiam os recursos hídricos, àqueles que aderirem ao programa, além do ganho econômico da sua produção, também garantem a melhora na quantidade e qualidade da água da região.

A oficina sobre projetos, atendeu a demanda da pesquisa feita que compôs o Programa de capacitação do CBH Paranapanema. A oficina buscou aperfeiçoar os presentes no desenvolvimento de projetos para a captação de recursos voltados para ações em prol das águas. O Gerente da Agência de Águas do estado de São Paulo (SP Águas), Murilo Cavalheiro, iniciou a oficina expondo e explicando como funciona o Fundo de Recursos Hídricos do de São Paulo (Fehidro), já a Gerente do Instituto Água e Terra do Paraná (IAT), Danielle Tortato, falou sobre o Fundo paranaense, que está em formatação final.

Os palestrantes, mediados pelo Assessor Técnico do Comitê do Rio Paranapanema, Emílio Prandi, deram dicas aos participantes para melhorarem seus projetos. Para finalizar, eles foram divididos em grupos para colocar a mão na massa e desenvolverem uma proposta fictícia para colocar em prática os novos conhecimentos.

Clique aqui para acessar a apresentação: Programa Produtor de Água, da Agência Nacional Águas e Saneamento Básico (ANA).

Para acessar as fotos da 8º Encontro Integrado do Paranapanema, Clique aqui!

Sobre o Encontro
O Encontro Integrado do Paranapanema é realizado anualmente e reúne os membros dos sete Comitês instalados no Paranapanema (CBHs Alto, Médio e Pontal do Paranapanema, na vertente paulista; CBHs Norte Pioneiro, Tibagi e Piraponema, na vertente paranaense; e o Comitê Interestadual do Paranapanema) para fortalecer os trabalhos em prol das águas.