El Niño pode provocar temperaturas elevadas e chuvas abaixo da média no Paranapanema
  • Home
  •  / 
  • Notícias
  •  / 
  • Posts
  •  / 
  • El Niño pode provocar temperaturas elevadas e chuvas abaixo da média no Paranapanema

A 5ª Reunião da Sala de Acompanhamento do Paranapanema, realizada hoje (25), contou com a presença de engenheiros do exército dos Estados Unidos da América, para troca de experiências acerca das questões hídricas. Neste sentido, o Diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico Felipe Cunha, contextualizou a situação hídrica na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, que culminou a criação da Sala de Crise, agora denominada Sala de Acompanhamento.

A representante do Instituto Nacional de Pesquisas Nacionais (Inpe), Marília Nascimento, destacou que o país já está sob a influência do fenômeno El Niño e, por isso, as temperaturas devem ficar acima do normal e as chuvas abaixo do esperado para o próximo trimestre. Complementarmente, o coordenador geral substituto do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Giovanni Dolif, mostrou que a Bacia Hidrográfica já passa por um período de chuvas abaixo do previsto, finalizando maio com índices abaixo da média para o previsto.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostrou que, apesar das poucas chuvas, os reservatórios se mantêm com altos níveis, sendo eles: Jurumirim 83%; Chavantes 86%; Mauá 95%; e Capivara 96%. As diretrizes operacionais para os próximos dias têm as seguintes vazões defluentes: Jurumirim – vazão turbinada média de 147 m³/s; Chavantes – vazão turbinada média de 160 m³/s nos dias 25/05, 26/05 e 26/06 a 30/06; 240 m³/s de 29/05 a 16/06; 190 m³/s de 19/06 a 23/06; e aos sábados, domingos e feriados uma vazão turbinada média de 110 m³/s; Capivara – vazão turbinada média de: 610 m³/s de 25/05 a 02/06; 730 m³/s de 05/06 a 30/06; e aos sábados, domingos e feriados uma média de 490 m³/s; e Mauá – vazão turbinada média de 87 m³/s.

A Sala de Acompanhamento volta a se reunir no dia 20 de junho, às 15h.

Sala de Acompanhamento

Para compartilhar informações, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, posteriormente intitulada Sala de Crise, e, atualmente, nomeada Sala de Acompanhamento, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Departamento de Água e Energia Elétrica e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), pelo Estado de São Paulo, Instituto Água e Terra e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sedest), pelo Estado do Paraná, operadoras e geradoras de energia elétrica, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná. Outros órgãos, prefeitos municipais, usuários de água também participam pontualmente. As reuniões são abertas e todos podem participar. Também é possível acompanhar a situação dos reservatórios na Bacia Hidrográfica, por meio do CBH Paranapanema:

paranapanema.org

facebook.com/cbhparanapanema

instagran.com/cbhparanapanema

youtube.com/cbhparanapanema

issuu.com/cbhparananemacomunicacao