Liga dos Super-Heróis do Paranapanema foi formada durante o evento e conquistou 1017 integrantes que tem como missão proteger as nossas águas
O estande do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) foi, sem dúvida, a grande atração do 2º Fórum Brasil das Águas. O evento, realizado em João Pessoa/PB, entre os dias 05 e 09 de maio, contou com Feira de Exposição e uma programação intensa de painéis e capacitações voltada para a agenda de recursos hídricos – todas as atividades foram realizadas no Centro de Convenções da capital paraibana. Cerca de 1,3 mil pessoas participaram do Fórum.
A Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema esteve representada pelos mais de 20 membros dos seus sete comitês – CBH Tibagi, CBH Norte Pioneiro e CBH Piraponema, no Paraná; CBH Alto Paranapanema, CBH Médio Paranapanema e CBH Pontal do Paranapanema, em São Paulo, e o CBH Paranapanema. O Comitê do Rio Paranapanema integrou à programação do evento e participou tanto da agenda técnica como da Feira de Exposição.
O vice-presidente do CBH Médio Paranapanema, Renato Nobile, enfatizou a organização e programação do evento. “Na minha visão foi muito produtivo e tive grandes oportunidades de enriquecer o conhecimento e o relacionamento com vários atores da gestão dos recursos hídricos”. A 2ª vice-presidente do Comitê do Rio Paranapanema, Carla Beck Kersting, frisou o valor da troca de experiências com outros comitês do país. “Voltamos com ideias que certamente enriquecerão as próximas ações e reuniões do Comitê”, disse.
O presidente do CBH Norte Pioneiro, Carlos Eduardo Aggio, ressaltou a urgência de transformar o conteúdo do Fórum em ações concretas. “Precisamos unir forças – universidades, comitês e sociedade civil – para promover uma mudança real”, destacou. A representante do CBH Alpa, Fátima Aparecida Blockwitz, apontou o evento como um catalisador de novas ideias. “O Fórum trouxe experiências que podem ser replicadas em diferentes regiões do país”, disse. O 1º vice-presidente do CBH Paranapanema, Marco André D’Oliveira, complementou. “Vimos soluções modernas (aplicadas no Nordeste) que podem ser aplicadas também no Sul e Sudeste”, afirmou.
A Secretária do CBH Tibagi, Andreia Oliveira, destacou a mobilização coletiva em torno da causa ambiental. “Percebemos que não estamos sozinhos nesta luta”, afirmou. Já o Presidente do CBH Piraponema, Silvio Silvestre Barczsz, elogiou a abordagem humana. “Educar é fundamental para convencer mais pessoas da urgência de preservar os recursos naturais”, comentou.
Liga dos Super-Heróis do Paranapanema
O Comitê do Rio Paranapanema em seu Plano de Comunicação e Programa de Educação Ambiental traz a importância de participar de eventos nacionais voltados para a água, com o objetivo de aumentar o conhecimento a respeito das ações do Comitê, além de fortalecer a sua identidade e atuação. Para a Feira de Exposições, o Comitê levou ao público uma proposta criativa de educação ambiental: a Liga dos Super-Heróis do Paranapanema.
A ação captou 1.017 Super-Heróis que têm como missão proteger as nossas águas
Os participantes foram convidados a assumir um compromisso simbólico com a preservação da natureza, por meio de uma experiência interativa que usava inteligência artificial para transformar os visitantes em super-heróis ligados aos elementos naturais da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.
Vale destacar que, além do público voltado à programação técnica, a Rede Estadual de Ensino Fundamental e Médio da Paraíba também levou turmas para conhecer a Feira e participar das atividades dedicadas ao público. “Saímos daqui com a missão de colocar em prática nossos superpoderes para proteger o meio ambiente”, disse a professora Susana Lucena. Mirella Costa, do Comitê do Litoral Norte da Paraíba, reforçou que “todos podemos ser heróis pelas águas”.
Programação técnica
O Comitê do Rio Paranapanema esteve representado em grande parte da programação técnica. A começar pela organização do evento, que contou com a participação da Secretária do CBH, Suraya Modaelli. No 2º dia de atividades (06/05), o Prefeito de Salto Grande/SP e membro do CBH Médio Paranapanema, Mário Rosa, participou do Painel Cenário do Saneamento no Brasil – Perspectivas e Desafios.
No período da tarde, o Coordenador-Executivo da Rede UniParanapanema, Antonio Cezar Leal, participou do Painel As Universidades na Gestão dos Recursos Hídricos. No 3º dia (07/05), a Prefeita de Presidente Venceslau/SP e Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema, Bárbara Vilches, fez parte do Painel Fortalecimento das representações na gestão das águas. “Foi um espaço de reflexão e aprendizado sobre o papel do poder público na gestão das águas”, disse. Já no último dia (08/05), a Coordenadora do Escritório de Apoio do Comitê, Priscilla Rocha, fechou a participação no Painel Educação Ambiental e Comunicação para implementação da Política de Recursos Hídricos.