O evento tem o objetivo de mobilizar personalidades e instituições envolvidas na governança das águas
No litoral paraibano, em João Pessoa, foi aberto hoje, dia 5 de maio, a 2ª Edição do Fórum Brasil das Águas. O evento reuniu no Centro de Convenções, representantes de diversas regiões do País para um verdadeiro mergulho no compartilhamento de experiências bem-sucedidas na preservação e gestão das águas.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) junto aos representantes dos seis comitês afluentes – CBH Tibagi, CBH Norte Pioneiro e CBH Piraponema, no Paraná; CBH Alto Paranapanema, CBH Médio Paranapanema e CBH Pontal do Paranapanema, em São Paulo, integram à programação deste evento que, até a próxima sexta-feira, 9 de maio, promoverá exposições de projetos e práticas inovadoras voltadas aos cuidados com a água.
Na abertura, o governador da Paraíba, João Azevedo destacou o compromisso do estado com a sustentabilidade hídrica e reforçou a importância da cooperação entre os entes federativos para a gestão responsável dos recursos hídricos. “Investir em obras de infraestrutura para levar segurança hídrica à população, principalmente, às famílias mais carentes de água, é sem dúvida transformador. Esta edição do Fórum Brasil das Águas vai contribuir muito para que os gestores aprendam, mas também trocam experiências sobre Gestão de Recursos Hídricos”, disse o governador.
Os membros dos Comitês que formam o Paranapanema já aterrissaram no evento – cerca de 40 representantes participarão de toda a programação. A organização do evento conta com a participação da Secretária do Comitê do Rio Paranapanema, Suraya Modaelli. Ela explicou que este Fórum tem uma característica única de unir todos os atores do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos para capacitações e trocas de experiências. “A edição de 2026 já foi anunciada, será em maio na capital do Maranhão”.
Liga dos Super-Heróis do Paranapanema
A solenidade de abertura do evento também marcou a abertura da Feira de Exposições. O CBH Paranapanema, em seu estande, convidou a todos para refletir a importância da água para a vida e como podemos ajudar em troca. Um Super-Herói é aquele que tem superpoderes para proteger, nesta perspectiva, o Comitê lançou o desafio de despertar os poderes de cada um em proteger as nossas águas e a natureza.
A ação de Educação Ambiental ocorrerá durante todo o evento, os participantes escolhem um elemento da natureza, uma cor e um superpoder e são transformados em super-heróis, na sequência, passam a formar a Liga dos Super-Heróis do Paranapanema com de fotos que são geradas por meio de inteligência artificial. No lançamento da ação, dezenas de super-heróis já estão em posse de seus superpoderes em prol da vida!