Chuvas em novembro alcançam índice médio no Paranapanema

Após cinco meses com pluviosidade bem abaixo do esperado, Bacia Hidrográfica apresenta nível médio para o mês

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apresentou, na manhã de hoje (29), o balanço pluviométrico na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, durante a Sala de Situação, que reúne os órgãos e entidades que acompanham a crise hídrica que acomete os reservatórios localizados na Bacia. Segundo o Cemaden, as chuvas em novembro alcançaram o índice médio para o período, atingindo cerca de 142 mm de água.

Desde junho deste ano, as chuvas apresentam índices muito menores que a média calculada para cada mês. As duas primeiras semanas de dezembro devem permanecer chuvosas. Contudo, a recuperação dos reservatórios é lenta. O Operador do Sistema Nacional de Energia (ONS) mostrou, também na reunião, que não houve mudanças significativas nos níveis dos reservatórios na última semana.

Hoje (29), o volume total de armazenamento dos reservatórios permanece em 20%. Individualmente eles apresentam os seguintes dados: Jurumirim 17%; Chavantes 22%; Capivara 18%; e Mauá 31%. A vazão de defluência dos reservatórios (água liberada) permanecerá a adotada nas últimas semanas –  UHE Jurumirim: defluências de 60 m3/s; UHE Chavantes: defluências de 95 m3/s (2 unidades geradoras); UHE Mauá: defluências de 79 m3/s; UHE Capivara: defluências de 450 m3/s em dias úteis e 340 m3/s nos fins de semana.

Os integrantes da Sala de Situação do Paranapanema voltam a se reunir em 6 de dezembro, às 10h, por videoconferência.

Sala de Situação

Para compartilhar informações e tomadas de decisões, a Agência Nacional de Águas instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), CTG Brasil, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Votorantim Energia, Departamento de Água e Energia Elétrica pelo Estado de São Paulo, Instituto Aguasparaná, pelo Estado do Paraná, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná.

Também é possível acompanhar por meio do CBH Paranapanema:

  • paranapanema.org
  • facebook.com/cbhparanapanema
  • instagran.com/cbhparanapanema
  • yuotube.com/cbhparanapanema
  • issuu.com/cbhparananemacomunicacao