Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema tem temperaturas elevadas

De acordo com as previsões passadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) não haverá chuvas expressivas na região da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema nos próximos dias.

As chuvas de maiores volumes devem aparecer na segunda quinzena de outubro. Os dados foram apresentados na 9ª Sala de Acompanhamento do Paranapanema, realizada virtualmente hoje (28). Eles reforçaram, ainda, que as temperaturas devem ficar acima as médias para o período, principalmente na vertente paulista da Bacia.

Os reservatórios localizados na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, apresentaram redução do volume de água -Jurumirim 62%; Chavantes de 83%; Mauá 79%; e Capivara 83%, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Para os próximos dias, as diretrizes de defluências (água liberada) serão: Jurumirim – vazão turbinada média de 158 m³/s; Chavantes – vazão turbinada média de 400 m³/s em dia de semana, 240 m³/s aos sábados e 160m³/s aos domingos e feriado; Capivara – vazão turbinada média de 1480 m³/s em dia de semana, 770 m³/s aos sábados, e 640 m³/s aos domingos e feriado; Mauá – vazão turbinada média de 315 m³/s em dia de semana, 180 m³/s aos sábados, e 130 m³/s aos domingos e feriado.

A previsão é que, seguindo estas diretrizes, até o dia 16 de setembro, os reservatórios estejam com os seguintes volumes: Jurumirim 60%; Chavantes 78%; Mauá 96%; e Capivara 73%. A Sala volta a se reunir no dia 26 de outubro, também às 15h.

Sala de Acompanhamento
Para compartilhar informações, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) instituiu a Sala de Situação do Paranapanema, posteriormente intitulada Sala de Crise, e, atualmente, nomeada Sala de Acompanhamento, composta pelos seguintes integrantes, além da própria ANA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Departamento de Água e Energia Elétrica e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) pelo Estado de São Paulo, Instituto Água e Terra e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sedest), pelo Estado do Paraná, operadoras e geradoras de energia elétrica, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e os seis Comitês Afluentes, instituídos nos Estados de São Paulo e Paraná. Outros órgãos, prefeitos municipais, usuários de água também participam pontualmente. As reuniões são abertas e todos podem participar. Também é possível acompanhar a situação dos reservatórios na Bacia Hidrográfica, por meio do CBH Paranapanema:
paranapanema.org
facebook.com/cbhparanapanema
instagran.com/cbhparanapanema
youtube.com/cbhparanapanema
issuu.com/cbhparananemacomunicacao