AÇÕES DO PLANO INTEGRADO DE RECURSOS HÍDRICOS DO PARANAPANEMA AVANÇAM

Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão acompanha a implementação e traçam estratégias para novas etapas

O acompanhamento da implementação do 2º ciclo do Plano de Ações do Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranapanema continua na lista de prioridades da Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão (CTIG) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema). Na última sexta-feira, dia 25 de abril, a instância se reuniu de forma virtual, para analisar o avanço de três ações específicas.

Para falar sobre a ação GRH.C.1.6 – Implantar, operar e manter a rede de monitoramento piezométrico, a representante da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Adriana Ferreira desenvolveu uma apresentação, acompanhada da também representante da ANA, Márcia Gaspar, e do Coordenador da Câmara Técnica de Integração das Águas Subterrâneas (CTIAS), Emílio Prandi.

Segundo ela, em 2024, no Sistema Bauru-Caiuá sete poços foram instalados e estão operando. Os dados de monitoramento são abertos e disponíveis pelo WebRimas. Em 2025, mais cinco poços são previstos, dessa vez no Sistema Guarani – três no Paraná, nos municípios de São Jerônimo da Serra, Santo Antônio da Platina e Jacarezinho; e dois em São Paulo, em Angatuba e Guareí.

Também da ANA, Gonzalo Fernandez, falou que para a ação GRH.E.1.1 – Realizar estudos de balanço hídrico e avaliação do impacto das reservações de pequeno porte na UGRH Paranapanema, foi aberto um processo para a contratação de um consultor que fará a incorporação da influência de pequenos reservatórios na disponibilidade hídrica da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, na região do Alto Paranapanema, como desdobramento da ação realizada em 2019 junto aos produtores rurais. De acordo com Fernandez, até outubro já se deve ter finalizado o estudo.

Para finalizar, a ação STR.B.3.2 – Elaborar e implementar programa de capacitação para agropecuária, foi apresentada pela Coordenadora do Escritório de Apoio do CBH Paranapanema, Priscilla Rocha. Em articulação ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do estado do Paraná, três opções de cursos foram dispostas ao setor para ser executado ainda no 2º semestre. O curso “Manejo de Solo”, que tem como objetivo instruir os agricultores na avaliação e manejo conservacionista do solo e da água na propriedade rural, definido pela Câmera, também será articulado para ser replicado no estado de São Paulo.

Sobre a CTIG
A Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão (CTIG) tem o propósito de acompanhar a implementação dos Instrumentos de Gestão de recursos hídricos; além de promover a articulação com as Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho do CBH Paranapanema e CBHs Afluentes; acompanhar a execução das ações do Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranapanema em articulação com a Diretoria, sugerir as providências necessárias para o cumprimento de suas metas e emitir pareceres e relatórios periódicos para o Comitê.