Painel falou sobre as ações do Plano de Recursos Hídricos e, à tarde, dinâmicas agitaram a 4ª Maratona Paranapanema de Conhecimento
A 8ª edição do Encontro Integrado do Paranapanema, realizada em Pirapozinho/SP, chegou ao segundo dia (25/06) com muita agitação. Na parte da manhã, os participantes conheceram algumas ações do Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh) do Paranapanema que estão em plena execução.
No município de Presidente Prudente/SP, por exemplo, há o Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que promove ações de conservação do solo. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), de forma inédita, foi o mobilizador do Programa para efetivação.
A ação que visa identificar se a Bacia dos Cinzas, no Norte Pioneiro, é uma Unidade Especial de Gestão, foi apresentada pelo presidente e vice-presidente do Comitê do Norte Pioneiro, Carlos Aggio e Aristeu Sakamoto, respectivamente. A ação que está instalando uma rede de monitoramento das águas subterrâneas no Paranapanema foi apresentada pelo geólogo e assessor técnico do CBH Paranapanema, Emílio Prandi.
Para falar sobre integração dos Planos, a Diretora da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) de São Paulo, Marcela Nectoux, comentou sobre o trabalho desenvolvido. Na esfera nacional, o representante da ANA, Gonzalo Fernandez, falou sobre o processo de integração e os próximos passos para o Paranapanema.
Para finalizar o dia, os membros participaram da 4ª Maratona Paranapanema de Conhecimento. Ação continuou em pauta, dessa vez, nas dinâmicas propostas pela atividade que visa, de forma lúdica e divertida, estimular os membros a estudarem e conhecerem um pouco mais sobre a gestão das águas de forma geral e a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.
Sobre o Encontro
O Encontro Integrado do Paranapanema é realizado anualmente e reúne os membros dos sete Comitês instalados no Paranapanema (CBHs Alto, Médio e Pontal do Paranapanema, na vertente paulista; CBHs Norte Pioneiro, Tibagi e Piraponema, na vertente paranaense; e o Comitê Interestadual do Paranapanema) para fortalecer os trabalhos em prol das águas.